sábado, 30 de abril de 2011

Tortillas, guacamole e chutney de manga


Mais uma vez eu trago uma receita copiada da Tia Renata! Já faz tempo que eu queria experimentar as tortillas, mas ficava com preguiça....
Acabei fazendo ontem a noite, mas não vou negar...dá trabalho! Só que o resultado foi muito satisfatório. Fica com um gostinho de milho (segundo o Luis, tem gosto de Fandangos só que mais saudável...rs)

1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga amolecida sem sal
Mais ou menos 1/2 xícara de água

Em uma tigela, misture as farinhas e o sal. Coloque a manteiga e amasse até ficar uma farofa. Junte a água aos poucos. Depois de colocar metade da água, pare de mexer com a colher e misture com a ponta dos dedos até formar uma bola de massa que deve ser firme (nem seca nem pegajosa). Divida a massa em bolinhas e deixe descansar em tigela coberta (eu deixei pouco menos de meia hora).
Abra as bolinhas em círculos (que no meu caso foram retângulos! Eu tenho uma dificuldade imeeeeensa em abrir massa redonda, minhas pizzas costumam ser meio tortas irregulares...Não era pra ser um trocadilho, foi sem querer! hihi).


Enfim, os círculos devem ser bem fininhos, quase transparentes e a massa, de acordo com a tia Renata, se estiver no ponto certo, não vai grudar (é, a minha grudou um tiquinho, mas deu certo, eu exagerei na água).
Pré-aqueça uma frigideira em fogo baixo e toste os círculos até dourarem e ficarem crocantes dos dois lados. Retire da frigideira,  coloque em uma tábua de madeira e corte imediatamente com um cortador de pizza. Se você deixar para depois, vira farofa!








Como vocês já devem ter notado, eu sou currymaníaca! Tive a brilhante e modesta ideia de misturar curry em uma parte da massa... e nós adoramos!
Foi a olho mesmo, não sei quanto coloquei. Acho que até a massa ficar amarelada. Ta ai a dica, você pode fazer tortillas com o seu sabor preferido!
Nós comemos as tortillas de curry com um chutney de manga da Queensberry, que é bem gostosinho, apesar de ser um pouco doce demais pro meu gosto, mas vale a pena! Um dia eu dou a receita do chutney caseiro ta!



Bom, quanto à guacamole...eu adoro, só que detesto cebola, especialmente crua! Então nunca consigo comer nos restaurantes porque sempre tem cebola... Assim, eu criei a minha própria versão:
2 abacates maduros
2 tomates
1 pimentão vermelho, que ontem eu esqueci :(
1 limão grande
sal a gosto
Molho de pimenta a gosto
1 punhado de salsinha
Amasse o abacate, pique os tomates e o pimentão em pedaços pequenos e misture tudo. Tempere e coma com as tortillas.

Olha, já vi muitas receitas diferentes de guacamole. Tem gente que coloca coentro, pimenta dedo de moça, que não coloca pimentão...fica a seu gosto! O que vale na cozinha é criatividade, certo!

Muchachos e muchachas, espero que gostem das receititas e bom fim de semana!
Beijinhos

Um comentário:

  1. Renata, me deu vontade de fazer denovo! Mas aqui na Coreia, quando vc acha abacate, ele tem o tamanho de uma pera e uma unidade custa em torno de 5 dólares, não rola, né? :( Terei que esperar minha ida ao Brasil. Suas tortillas ficaram ótimas e adoro sempre os "twists" que vc dá às minhas receitas, como o curry na massa. O Tio Paulo é que vai gostar disso!

    ResponderExcluir