terça-feira, 12 de julho de 2011

Risoto de pinhão com pimenta rosa


Enquanto eu preparo o post de Londres, vou passar uma receita super fácil e muito gostosa que eu fiz esse fim de semana.
Na sexta à noite eu cozinhei pinhão. E mais umas 50 coisas! Sobrou um monte... No sábado eu acordei pensando o que ia fazer com todo aquele pinhão (eu acordo e durmo pensando em comida hihihi).
Uma vez nós comemos truta com pinhão, num restaurante chamado Trutas Mariser, em São Francisco Xavier (indicação da prima). E era uma delícia. Aí achei que podia inventar alguma comida...
Como eu adoro risoto de modo geral, achei que um de pinhão ia ficar muito bom.

A parte mais chata foi descascar os pinhões...cortei o dedo váaaarias vezes!
Eu usei:
300 g de pinhão cozido e descascado (cozinhei na pressão por 1h20)
3 colheres de sopa de manteiga
1 cubinho de caldo de carne (ou outro de sua preferência)
1 xícara de arroz para risoto (usei o arbóreo)
Mais ou menos 1 litro de água
Queijo parmesão ralado
Pimenta rosa a gosto (usei umas 15 bolinhas)

Corte os pinhões no sentido do comprimento e reserve. Coloque o litro de água para ferver.
Derreta 2 colheres de sopa de manteiga em fogo baixo junto com o cubo de caldo de carne.
Aqui preciso fazer uma observação: Pessoas normais derretem o cubinho na água. Eu fiquei com preguiça de sujar duas panelas, então fritei o cubinho junto com a manteiga. O resultado foi o mesmo! Ah! Pessoas super dispostas fazem seu próprio caldo de carne ou frango ou legumes. Não foi o meu caso no sábado...
Voltando...
Depois que a manteiga já estiver derretida, coloque todo o pinhão e umas bolinhas de pimenta rosa e frite um pouquinho. Depois adicione o arroz e frite mais um pouquinho.
Pegue uma concha e coloque um pouco de água fervente na panela do arroz. Mexa bem até a mistura absorver toda a água. Vá repetindo esse processo até o arroz ficar no ponto que você gosta.
Não precisa ficar o tempo todo na frente da panela, mas também não pode abandonar no fogo. Você coloca a água, mexe um pouco, espera secar.
Quando o arroz estiver al dente no seu gosto (não pode ficar seco ta! Tem que ter uma consistência meio cremosa) coloque a colher restante de manteiga, mexa bem e sirva com queijo ralado.
Ó, bem de pertinho!


Algumas observações: eu uso o cubinho de carne Vitalie da Knorr. Acho que ele é menos gorduroso e menos salgado que os outros. A pimenta rosa não é picante, ela é saborosa e quase não arde na boca. Nunca tinha experimentado e comprei essa semana por indicação da prima (de novo), adorei!
Aproveitem a época de pinhão! Descobri que dá pra fazer bolo, sopa, farofa...
Beijos e boa semana!

2 comentários:

  1. Sabe que nunca cozinhei pinhão, e nem mesmo sei se já comi em algum lugar (claro, sem saber que era pinhão), mas deve ser bem gostoso, hein, parabéns pela criatividade do prato!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata,

    Que bom que vim conhecer seu blog também ... gostei muito .. na região que eu moro tem muito pinhão e eu quase nunca uso ele para preparar pratos, fiquei inspirado com essa receita ...


    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir