domingo, 28 de agosto de 2011

Cookies do Jamie Oliver

Eu tenho fases e esses cookies saíram num dia em que eu estava in love com o Jamie Oliver. Faz uns 3 anos o Luis me deu de aniversário dois livros do Jamie. Eu amooooo esses livros, já fiz muitas receitas e tiro ideias fantásticas das dicas dele.
Eu nunca tinha feito cookies e como vocês podem ver ficaram bem disformes, mas eu comi a receita inteira. Mentira, o Luis comeu uns três...

Ah e eu fiz só meia receita pra diminuir a minha culpa (todas as receitas que levam muita manteiga me fazem sentir culpa). Tirei do livro Revolução na Cozinha.

Vou passar a receita inteira que de acordo com o livro rende cerca de 15 cookies relativamente grandes.

125g de manteiga
100g de açúcar demerara não refinado
1 ovo grande
100g de farinha de trigo (troquei parte da farinha de trigo por farinha de castanha do Pará)
25 g de aveia
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal

Para cookies cítricos:
1 laranja
1 limão ( eu coloquei apenas raspas de um limão siciliano)

Para cookies de chocolate:
50g de chocolate branco
50g de chocolate escuro

Para a massa básica:
Bata no processador todos os ingredientes com a manteiga meio amolecida. Se você não tiver processador coloque o açúcar e a manteiga numa tigela e bata com uma colher de pau até ficar cremoso e consistente. Misture o ovo bem batido. Depois adicione os outros ingredientes até formar uma mistura homogênea.

Para dar sabor à massa:
Misture bem as raspas das frutas ou o chocolate picado na massa básica. Despeje essa mistura num papel filme e enrole no formato de uma linguiça. Leve ao congelador por 30 minutos.

Pré aqueça o formo a 180 graus. Tire a massa do congelador, corte em fatias e coloque em formas anti aderentes, com bastante espaço entre os cookies. Asse por 8 a 10 minutos, até que as bordas fiquem douradas.
Eu quase não consegui esperar esfriar... Aprovei meus primeiros cookies!

Boa semana! Beijinhos

5 comentários:

  1. Tb gosto das comidas que o Jamie Oliver faz. Esses cookies parecem deliciosos, e com a adição de castanha do Pará deve ser ficado muito melhores do que os dele! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Renata,

    também tenho esse livro, A revolução na cozinha, mas ao tentar fazer os cookies, eles abaixaram demais, e formaram uma cama no tabuleiro, ao invés de ficarem iguais aos seus. Alguma dica?

    OBS: nao usei o demerara, porque não encontrei, mas não acho que seja isso.

    ResponderExcluir
  3. Ola Mario!
    Também não acho que o problema tenha sido o açucar. A minha massa também ficou meio mole, por isso eles ficaram nesse formato. na hora que eu fui enrolar no papel filme tava bem molenga e só melhorou depois que foi pro congelador. Ai eu cortei bem rapido e já levei ao forno.
    Vc deixou bastante espaço entre eles?
    Não tenho ideia do que vc pode fazer diferente se vc seguiu todos os passos...
    Mas nao desiste nao, tenta outra vez!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa deixar a massa descansar na geladeira por pelo menos 1h. As vezes, eu deixo de um dia pro outro. Aí a manteiga/margarina endurece novamente e mantém a estrutura da massa ao assar. Evite o congelador pois ele adiciona gotículas de água q não serão legais.

      Excluir