sábado, 30 de abril de 2011

Tortillas, guacamole e chutney de manga


Mais uma vez eu trago uma receita copiada da Tia Renata! Já faz tempo que eu queria experimentar as tortillas, mas ficava com preguiça....
Acabei fazendo ontem a noite, mas não vou negar...dá trabalho! Só que o resultado foi muito satisfatório. Fica com um gostinho de milho (segundo o Luis, tem gosto de Fandangos só que mais saudável...rs)

1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga amolecida sem sal
Mais ou menos 1/2 xícara de água

Em uma tigela, misture as farinhas e o sal. Coloque a manteiga e amasse até ficar uma farofa. Junte a água aos poucos. Depois de colocar metade da água, pare de mexer com a colher e misture com a ponta dos dedos até formar uma bola de massa que deve ser firme (nem seca nem pegajosa). Divida a massa em bolinhas e deixe descansar em tigela coberta (eu deixei pouco menos de meia hora).
Abra as bolinhas em círculos (que no meu caso foram retângulos! Eu tenho uma dificuldade imeeeeensa em abrir massa redonda, minhas pizzas costumam ser meio tortas irregulares...Não era pra ser um trocadilho, foi sem querer! hihi).


Enfim, os círculos devem ser bem fininhos, quase transparentes e a massa, de acordo com a tia Renata, se estiver no ponto certo, não vai grudar (é, a minha grudou um tiquinho, mas deu certo, eu exagerei na água).
Pré-aqueça uma frigideira em fogo baixo e toste os círculos até dourarem e ficarem crocantes dos dois lados. Retire da frigideira,  coloque em uma tábua de madeira e corte imediatamente com um cortador de pizza. Se você deixar para depois, vira farofa!








Como vocês já devem ter notado, eu sou currymaníaca! Tive a brilhante e modesta ideia de misturar curry em uma parte da massa... e nós adoramos!
Foi a olho mesmo, não sei quanto coloquei. Acho que até a massa ficar amarelada. Ta ai a dica, você pode fazer tortillas com o seu sabor preferido!
Nós comemos as tortillas de curry com um chutney de manga da Queensberry, que é bem gostosinho, apesar de ser um pouco doce demais pro meu gosto, mas vale a pena! Um dia eu dou a receita do chutney caseiro ta!



Bom, quanto à guacamole...eu adoro, só que detesto cebola, especialmente crua! Então nunca consigo comer nos restaurantes porque sempre tem cebola... Assim, eu criei a minha própria versão:
2 abacates maduros
2 tomates
1 pimentão vermelho, que ontem eu esqueci :(
1 limão grande
sal a gosto
Molho de pimenta a gosto
1 punhado de salsinha
Amasse o abacate, pique os tomates e o pimentão em pedaços pequenos e misture tudo. Tempere e coma com as tortillas.

Olha, já vi muitas receitas diferentes de guacamole. Tem gente que coloca coentro, pimenta dedo de moça, que não coloca pimentão...fica a seu gosto! O que vale na cozinha é criatividade, certo!

Muchachos e muchachas, espero que gostem das receititas e bom fim de semana!
Beijinhos

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa!



Eu andei bastante sumida nos últimos dias... quase não vi email, facebook, nem os blogs que eu costumo entrar todo dia, TV então, nem pensar! E tudo porque esse ano eu resolvi fazer ovos de Páscoa... Dá uma olhadinha:





E tinha muito mais escondido entre ovos, bombons e trufas! Foi uma experiência muito legal, mas também muito cansativa e desgastante
Vocês até podem pensar: hum, mas só isso! O mercado vende bem mais...rs (quando eu páro, também penso isso...rs)  Mas eu continuei com as atividades fonoaudiológicas 40 horas por semana e ovos recheados precisam ser finalizados em cima da hora!
Nós passamos dias comendo no sofá porque minha casa virou uma fábrica! Ligar forno e fogão também tava meio restrito porque ia esquentar a cozinha e depois pra temperar o chocolate ficava mais difícil. Comemos fora algumas vezes (não muito senão ia gastar o $ dos ovos com restaurante ne!), muita pizza e macarrão... (tadinho do marido...rsrs).
O calor que fez esses dias e minhas pequenas mãos quentes não ajudaram em absolutamente nada!

Mas passou! E provavelmente ano que vem eu já vou ter esquecido tudo isso e aceitarei encomendas maiores ainda! O bom disso tudo é que eu aprendi várias coisas que na próxima produção vou corrigir pra facilitar minha vida e agilizar o processo.
As noites em claro e o corpo destruido cansado me lembraram um post da Simone do Chocolatria que fala exatamente disso, motivo pelo qual alguns anos atrás ela desistiu dos ovos (mas esse ano, pra alegria geral, ela voltou a fazer!)

A melhor parte mesmo é que entrou uma graninha boa, eu já consegui recuperar as horas de sono perdidas (esse feriadinho da quinta feira foi providencial!) e em breve as férias estão ai!
Bom contei minha história dos ovos de ouro e aproveito pra desejar a todos vocês uma Feliz e Santa Páscoa!

Beijosssssss

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Batata Duquesa


Antes de conhecer o Luis e a família dele, eu achava que só as minhas tias faziam comidas gostosas (aliás, isso não mudou taaaanto assim, porque eu sou capaz de comprar brigas homéricas se alguém sugerir que o quibe do restaurante é melhor que o da minha tia Clarice...rs).
Bom, o fato é que o Luis tem a tia Renata (dona do blog testado, provado e aprovado) e ela é muito especial! Sabe aquela pessoa fofa, doce, inteligente, que você passa horas conversando facilmente? É ela, e além disso ela faz comidas tão especiais quanto as das minhas tias! rsrs
O blog dela é uma perdição! Passa lá pra dar uma olhadinha! Tudo que ela cozinha além de gostoso é lindo!
E eu contei toda essa história pra dizer que a receita de hoje, eu aprendi no blog dela!
Vamos lá!

4 batatas grandes cozidas (ela manda cozinhar com casca, mas eu sou ansiosa, então cozinhei sem casca)
2 colheres de sopa de manteiga
1 ovo levemente batido
1/2 xícara de queijo ralado (já fiz com prato e parmesão. Com o segundo ficou melhor)
1/2 colher de chá de sal
Pimenta a gosto
Noz moscada ralada a gosto

Cozinhe e amasse as batatas ainda quentes. Misture com a manteiga para derreter e incorporar. Adicione o ovo levemente batido, o queijo ralado, o sal a pimenta e a noz moscada.

Com um saco de confeiteiro faça montinhos em uma forma untada.
Você pode fazer do tamanho que quiser! Eu já fiz grande e no domingo, como dei um almoço, eram mais pessoas e tinha outros pratos, fiz pequena. Gostei mais da pequena! Fica muito lindinha! Dá uma olhada:


Pra elas ficarem assim, usei esse bico pitanga:


 Pré aqueça o forno em 200°C.
Antes de por no forno polvilhei páprica em metade das batatinhas e curry na outra metade. Eu e o Luis somos vidrados em curry, então, pra gente, foi a melhor escolha.
Asse até dourar (acho que levou uns 40 minutos).

Batata sempre é um ótimo acompanhamento e combina com quase tudo!
Aliás um dia eu comecei dissertar pro pobre Luis sobre como a batata era um alimento versátil e fui falando todos os pratos que podiam ser feitos com batatas... ele disse que eu tava parecendo o Bubba Gump falando dos camarões rsrsrsrs (lembra do amigo do Forrest Gump?)

beijos e bom fim de semana

sábado, 2 de abril de 2011

Bolo de cenoura, banana e nozes


Tá meio empoeirado por aqui né! O tempo anda tão curto e parece que passa tão rápido...
Mas aqui estou!
Essa receita é bem gostosa, eu peguei no blog Entre Panelas. Dia desses nós íamos passar uns dias na casa da minha sogrinha e eu queria levar alguma coisa. Escolhi esse bolo e foi ótimo, porque até os meninos que não são chegados em doce elogiaram!

Ingredientes:
4 ovos
200g de açúcar (usei orgânico demerara)
200ml de óleo (udei de girassol)
250g de farinha com fermento*
2 colheres de chá de canela
4g de fermento
300g de cenoura ralada (eu só coloquei 150g porque era o que tinha em casa)
2 bananas
60g de nozes

*Se você, assim como eu, não compra farinha com fermento, faça em casa. Para 1 xícara de farinha coloque 1 1/2 colher de chá de fermento e 1/2 colher de chá de sal.

Bata os ovos, o açúcar e uma pitada de sal até ficar espumoso. Diminua a velocidade e adicione o óleo.
Desligue a batedeira e misture a farinha, o fermento e a canela. Adicione a cenoura ralada, a banana e as nozes e mexa.
Coloque em assadeira forrada com papel manteiga e untada. Assim:

Asse em forno médio.
O tempo que manda ficar no forno na receita original é 50 min. O meu assou em 35 (meu forno é meio potente demais) e vou contar um segredo, queimou! e eu tive que cortar toooodas as bundinhas. Portanto, depende do seu forno. Fique de olho depois de uns 30 min.

Espero que gostem!

Beijos e bom fim de semana!