quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quibe


Esse da foto foi titia que fez lá em Manaus

Já faz muito tempo que eu prometi essa receita, finalmente ela chegou. Eu tenho consciência de que existem milhares de receitas de quibe, mas essa é a que minha tia faz e eu gosto muito. Se for pra comer quibe cru, não fica com aquela cor vermelha de carne crua (pura hipocrisia eu sei, mas eu gosto de me enganar) pois a quantidade de trigo é praticamente 1 pra 1 com a carne.
Vamos à receita:

1 copo (tipo americano) de trigo
200g de carne moída (bem fresquinha!)
1 cebola pequena
Algumas folhinhas de manjericão (tipo umas 15)
1 maço pequeno de hortelã (uma vez eu usei um maço gigante e meu quibe ficou verde...)
1 colher de chá cheia de sal
Pimenta síria a gosto (também chamada de pimenta da jamaica)
Pimenta do reino  (opcional)

Deixe o trigo de molho por uma hora para ficar macio. Escorra bem (bem mesmo) a água com ajuda de uma peneira. Misture o trigo e a carne numa bacia.
Bata no liquidificador a cebola, o manjericão, a hortelã, o sal e as pimentas com um pouquinho de água (5 colhres de sopa).
Misture os temperos batidos na massa até ficar bem homogêneo. Titia diz que, se possível, é bom passar essa massa no processador, mas em geral eu pulo essa etapa. Bom, pra acertar o sal eu sugiro que você experimente, caso não tenha restrição com carne crua. E aí você vai querer comer a bacia inteira, crua mesmo, é bom demais...

Voltando... Pra rechear o quibe, carne moída refogada. 200g é suficiente pra rechear uma receita. Eu faço bem simples mesmo, só sal e pimenta síria. Se você gostar pode colocar cebola também.

Uma receita faz uma forma de alumínio, igual a essa da foto (da maior). Pra um pirex retangular, médio por exemplo, sugiro 2 receitas.


Para a montagem:
Forre o fundo da forma com a massa de quibe. Coloque a carne moída por cima e cubra com mais quibe. Faça cortes na diagonal (iguais aos da primeira foto) e espalhe manteiga. Pré aqueça o forno, 200 graus.
Leve ao forno até dourar.
Você pode congelar tanto assado como cru. É muito prático ter uma bandejinha dessa congelada para aquelas horas de geladeira vazia. Você faz uma saladinha de tomate e pronto!

Se você quiser fazer quibe pra fritar a massa é a mesma, só que precisa ser um pouco mais firme, portanto menos água. Você vai fazer bolinhas e abrir um buraco no meio. Rechear com carne moída  e fechar, puxando uma pontinha pra cima. Feche bem, senão ele abre na hora de fritar. O processo é igual a esse da foto, mas nesse dia eu ia cozinhar os quibinhos na coalhada, então recheei com manteiga.


Não tão bonitos quanto os da tia, mas deu pro gasto...
Também é possível congelar os quibinhos crus. Coloque todos numa assadeira e leve ao congelador. No dia seguinte é só tirar da assadeira e colocar em saquinhos. O dia que quiser, é só fritar.
Parece muita informação, mas é fácil de fazer.

Beijinhos

2 comentários:

  1. Hmmm... tudo de bom esse quibe! Eu nunca tinha pensado em usar manjericão no quibe, interessante!
    Cozinhar o quibe na coalhada? Essa eu não conheço, vou esperar seu post com a receita rsrs
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. HUmmmm... isso é bom D+!!! Saudades desse quibe... qualquer dia vou fazer aqui em casa ;)
    Nara

    ResponderExcluir