segunda-feira, 19 de março de 2012

Risoto de funghi e batatinhas chips no forno


Eu gosto muito de risoto e acho que é um prato muito prático já que é relativamente rápido e dá pra fazer com o que tem na geladeira.
Num dia de carnaval com preguiça e sem criatividade pensei no funghi e fui pro fogão. Não fiz nenhum caldo especial, foi só água mesmo. A única coisa importante é deixar o funghi de molho pra hidratar.
Quando vou fazer molho pra macarrão deixo de molho no leite, como era pro risoto coloquei na água mesmo.

Para duas pessoas:
1 xícara de arroz arbóreo
50g de funghi
2 colheres de sopa de manteiga
Água fervente

Coloque o funghi numa tigelinha e cubra com água. Deixe de uma a duas horas. Depois de hidratado pique e reserve. Guarde a água para usar no risoto.
Leve ao fogo uma colher de manteiga e o arroz. Frite bem até dar uma douradinha. Adicione o funghi e uma concha de água. Mexa bem até a água secar. Adicione mais uma ou duas conchas de água e misture. Quando secar, adicione mais água. Repita esse processo até o arroz ficar na consistência desejada (de preferência al dente). Coloque uma colher de manteiga, mexa bem e sirva. Lembre que o risoto deve ficar bem cremoso, não pode secar muito.

Já que eu tava na cozinha mesmo, resolvi fazer umas batatas assadas. Quando pensei na batata não imaginei o resultado que daria... Descasquei umas 4 batatas e fatiei fininho. Coloquei em uma panela com água até cobrir as batatas, sal e 3 folhas de louro. Assim que ferveu desliguei o fogo e escorri a água. Untei uma assadeira e dispus as fatias de batata. Coloquei no forno e depois de uns 20 minutos eu tinha Ruffles no forno! Brincadeira, não é pra tanto, mas as mais queimadinhas ficaram realmente crocantes. Não faria essa batata todo dia, mas achei o resultado interessante e quis compartilhar!
Servi esse monte de carboidrato com uma saladinha...hihi

beijinhos e boa semana

3 comentários:

  1. Adorei..principalmente as batatinhas... mas n entendi direito: vc colocou as batatas com água no forno? e depois tirou e colocou no forno novamente dispostas na assadeira ? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, arrumei essa parte, tava confusa mesmo, troquei fogo por forno...rs!
      Vc ferve as batatas, escorre a água e depois leva ao forno. Agora sim
      Ainda bem que vc perguntou, nao dava pra entender nada...rs obrigada!
      bjossss

      Excluir
  2. Muito chique, nem parece tão simples e fácil. E as batatinha tenho certeza que ficaram mil vezes melhores do que Ruffles rsrs
    Bjsss

    ResponderExcluir