segunda-feira, 7 de maio de 2012

Risoni com cogumelos



Foi só eu voltar a trabalhar que sumi de novo. Será que algum dia a vida vai ser mais calma? Alguém sabe? O Luis sempre diz que a culpa é nossa já que é só aparecer um horário livre uma oportunidade boa pra gente entrar em alguma coisa nova...rs
Bom, vou continuar falando do jantar de aniversário de casamento, apesar de já fazer tanto tempo...rs

A primeira vez que eu vi um risoni foi num jantar, há alguns bons anos, na casa de uma chefe minha em SP. Me apaixonei! O risoni é uma massa italiana que tem o formato de um arroz. É meio caro (custa uns R$6,00 a caixinha de 500g, mas você não vai comer todo dia e rende muito!) e, às vezes, difícil de encontrar. Nós aqui em casa gostamos muito e as pessoas que já experimentaram essa receita também gostaram.

É fácil e rápida, do jeito que eu gosto.

Ingredientes:
400g de shimeji (usei 2 bandejinhas do branco)
200g de champgnon (usei o fresco)
3 colheres de sopa de manteiga
Shoyo a gosto
Queijo ralado
170g de risoni (pesado cru)

Lave e pique os cogumelos. Eu costumo descartar a base do shimeji, aquela que une as flores porque é muito dura.  Leve-os ao fogo em uma panela com água. Deixe ferver uns 2 minutos, desligue o fogo e escorra a água. Só um adendo: desta última vez eu esqueci de ferver o shimeji e joguei ele direto na manteiga pra refogar, deu certo também, não ficou duro, mas eu prefiro ferver antes.

Leve ao fogo uma panela com água e sal. Assim que ferver despeje o risoni, abaixe o fogo e marque o tempo de cozimento indicado na embalagem. Enquanto isso, refogue os cogumelos: coloque duas colheres de sopa de manteiga em uma panela com fogo baixo. Assim que derreter adicione os cogumelos e 3 colheres de sopa de shoyo. Mexa bem e deixe no fogo até reduzir o caldo, mexendo de vez em quando pra não grudar. Quando ficar só um tiquinho de caldo no fundo da panela, desligue o fogo. Prove o sal! Como o shoyo é muito salgado, eu deixo pra acertar só no final!
Quando o risoni ficar pronto escorra a água e despeje tudo na panela dos cogumelos. Adicione mais uma colher de manteiga e misture bem. 
Sirva na hora com queijo ralado (eu não coloquei) e uma taça de vinho.
 
Essa quantidade dá pra duas pessoas comerem beeem e fica com bastante cogumelo (não gosto de ficar caçando cogumelo no macarrão...rs).
Uma receitinha diferente que vai impressionar o marido!

Boa semana!

Um comentário:

  1. Oi querida
    Adoro cogumelos e a tua receita ficou do jeitinho que eu adoro!
    Quanto ao bolo, usei abóbora normal.
    Bom trabalho.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir