terça-feira, 19 de junho de 2012

Sopa de cogumelos


Esse ano o Dia dos Namorados caiu numa terça feira que, para mim, é um dia ruim já que eu trabalho até bem tarde. Então não deu pra programar um jantar muito especial mas até que eu acertei nessa sopa de cogumelos. Vi essa receita no blog gringo Stonesoup que eu tenho curtido muito ultimamente e fiquei com ela na cabeça.
É super saudável e muito, muito gostosa pra quem é fã de cogumelos como eu o marido.

Ingredientes:
400g de cogumelos (usei metade shitake e metade shimeji)
1 alho poró fatiado (só a parte branca)
1 cebola pequena
2 abobrinhas
1 cubo de caldo de carne (eu uso o Vitalie porque acho ele menos gorduroso que os outros)
Água quente

Refogue a cebola e o alho poró em um pouco de óleo até dourar. Eu piquei a cebola bem grande primeiro porque eu detesto cebola e depois porque eu choro copiosamente só de descascar...
Esfarele o caldo de carne sobre o refogado e junte os cogumelos lavados e picados grosseiramente.
Mexa bem e depois que estiver tudo bem douradinho comece a colocar a água quente.
Foi nessa hora que eu decidi colocar as abobrinhas. Eu adoro cogumelos mas o cheiro do shitake na casa tava muito forte e eu achei que o sabor da sopa também ia ficar então cortei duas abobrinhas e joguei na panela. Ficou saborosa mas bem suave. Da próxima vez eu colocaria uma só pra testar e ver a diferença.
Os cogumelos podem ser substituidos pelo tipo que você mais gostar mas eu acho que tem que ter shitake exatamente pelo sabor mais forte.

Depois que tudo estiver cozido é só bater no liquidificador e servir!
Eu polvilhei um pouco de queijo minas ralado. Servi com torradinhas, antepasto de beringela e vinho tinto pra acompanhar!
Difícil mesmo foi parar de comer... essa quantidade serviu duas pessoas (que comeram muiiito) e ainda sobrou um pouquinho.

Boa semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário