sexta-feira, 22 de junho de 2012

Torta metade brigadeiro metade doce de leite



Pois é, gorda né! Tinha que testar os dois sabores de uma vez só!
Dia desses conversando com uma amiga da minha mãe, ela falou sobre uma torta que a filha dela faz. E minha cabeça começou a maquinar mudanças, adaptações, sabores... Fiz a primeira vez com brigadeiro pra levar na casa da prima e fez sucesso, mas a massa ficou muito esfarelenta porque eu não tive coragem de tacar manteiga, só que não tem jeito.
A segunda vez eu fiz bem caprichada porque ia receber uma visita querida que no fim não pode vir, só que a torta já tava pronta e nós dois comemos. Tudo. Em três dias.

A massa é aquela super básica de bolacha maisena com manteiga. Eu pesquisei muito e descobri que a quantidade de manteiga nas receitas varia de 100 a 150g. Acho bem gordo, mas é a manteiga que faz a bolacha virar massa de torta! Eu fui colocando manteiga até achar que a massa tava boa pra poder parar antes, caso fosse possível. 

Massa:
200g de bolacha maisena
90g de manteiga em temperatura ambiente

Triture as bolachas até virar uma farinha. Eu passei no processador, mas dá pra fazer até no mixer.
Misture a farinha de bolacha com a manteiga amolecida até formar uma massa homogênea e espalhe em uma forma de torta, de preferência de fundo removível.
Eu levei ao forno por 10/15 minutos. Você não precisa assar, mas eu já fiz dos dois jeitos e acho que assada fica mais gostosa. Reserve.

Recheio de brigadeiro:
1/2 lata de leite condensado
1 colher de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de sopa de manteiga
100g (1/2 caixinha) de creme de leite
Mais ou menos 4g de gelatinha branca sem sabor (eu digo mais ou menos porque foi meio a olho...)

Leve ao fogo o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Mexa bem até dar ponto de brigadeiro, soltando bem do fundo e das laterais da panela. Tire do fogo e misture o creme de leite.
Prepare a gelatina conforme as instruçoes da embalagem junte ao creme mexendo bem. Leve à geladeira por 15 minutos.

Recheio de doce de leite:
1/2 lata de doce de leite (eu cozinhei a lata de leite condensado por 35 minutos) pode ser comprado
100g de creme de leite
3/4 de xícara de nozes picadas
Coco ralado para polvilhar
Mais ou menos 4g de gelatina branca sem sabor

Misure bem o doce de leite com o creme de leite e depois adicione a gelatina e as nozes. Leve à geladeira por 15 minutos.

Depois do tempo de geladeira espalhe os cremes sobre a massa como você quiser. Eu fiz realmente metade metade. O meu doce de leite tava mais mole que o brigadeiro e a consistência dele com essa quantidade de gelatina ficou perfeita, já o brigadeiro ficou mais durinho.
Depois eu polvilhei coco ralado sobre o doce de leite e chocolate em pó sobre o brigadeiro.
Os dois sabores ficaram uma delícia, mas o de doce de leite com as nozes e o coco ficou perfeito, na verdade essa combinação é maravilhosaaaa.
Essa quantidade rende uma torta grande.

Viu que fácil? Agora já sabe o que levar na sogra no almoço do domingo!

Bom fim de semana!



Um comentário: