segunda-feira, 9 de julho de 2012

Brigadeiro gourmet


Brigadeiro gourmet tá na moda e eu dou toda razão pra ele! É um doce diferente daquele brigadeiro, também delicioso, que a gente tá acostumado. É feito só com ingredientes de qualidade, chocolate de verdade, muitas vezes, belga, e com outros ingredientes além de chocolate, como castanhas, bebidas, frutas, chás e tudo mais que a imaginação permitir. E eu fui fazer mais um curso no Senac, agora de brigadeiro gourmet. Tirei algumas fotos pra colocar aqui no blog e principalmente pra inspirar ideias.
O que eu mais gosto em muitos desses cursos é das ideias que eles me trazem e não das receitas em si.
Sendo assim, logo depois da primeira aula, lá fui eu pro fogão fazer meu primeiro brigadeiro gourmet com uma receita diferente da do curso mas bem simples e que deu muito certo! Foi sucesso total!!! A foto que eu postei no facebook gerou muitos comentários e ainda inspirei algumas amigas a botar a mão na massa!

1 lata de leite condensado (ai também tem um detalhe...o ideal é que seja aquela marca boa sabe?)
90g de chocolate amargo picado (usei um 55% da Garoto - melhor custo benefício, mas eu trocaria fácil por um 70%)
15g  (uma colher de sopa) de manteiga sem sal (MANTEIGA! nada de margarina!)
45ml de Frangelico (licor de avelã)

Coloquei todos os ingredientes na panela, exceto o licor, coloquei no fogo baixo e fiquei mexendo até desgrudar bem do fundo e das laterais da panela. Tirei metade da massa (a olho mesmo tá!) e coloquei num prato untado com manteiga. A outra metade voltei pro fogo e coloquei 45ml de Frangélico. Continuei mexendo até dar ponto de novo. Tirei da panela e coloquei em outro prato pra esfriar.

O chocolate que sobrou uma parte eu comi eu ralei fininho e usei no lugar daquele granulado ruim que a gente costuma ver por ai...rs. Como o chocolate não foi suficiente eu passei alguns no coco ralado, e para minha surpresa ficou muiiiito bom.
Impossível comer um só!

E aqui uma foto de alguns dos brigadeiros feitos no curso pra vocês se inspirarem:
Boa semana!

11 comentários:

  1. Amei,querida. Parabéns e obrigada pelas dicas.
    !

    ResponderExcluir
  2. Re..depois que vc separou em 2 pratos diferentes...um com o licor e outro sem...o q vc faz? Mistura os 2?? bjs...parecem ter ficado ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Não misturei não! Fiz 2 sabores: um só chocolate amargo e outro chocolate amargo com Frangelico.
      Deixei nos pratos pra esfriar e depois enrolei.
      Bjos

      Excluir
  3. Brigadeiro gourmet é um luxo e esta versão com licor de amêndoas deve ter ficado dos deuses!!! Hummmm!!!
    Gostei muito dessa dica de voltar pro fogo para apurar de novo! Esse pulo do gato a dona da Maria Brigadeiro não entrega! rsss
    A aula deve ter sido maravilhosa e deliciosa a julgar pelas fotos!
    Bjss e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Akemi, ficou bom demais viu!
      Olha eu não sei se a Maria Brigadeiro faz assim, mas eu juro que deu certo....hahahah
      Beijos

      Excluir
  4. Licor Fragelico esse nao comi ainda, ai meu ando caindo de boca em tantos brigadeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Priscila, eu achei demais de bom! E sabe que eu decidi na ultima hora. O brigadeiro já tava quase pronto e eu resolvi que queria uma coisa diferente...tirei do fogo e sai correndo atras da garrafa.
      Vale a pena provar!
      bjos

      Excluir
  5. Caraca! meus comentários andam sumindo.... ja tinha deixado um aqui pra dizer que esses brigadeiros ficaram lindos e devem estar pra lá de deliciosos. Me deu a maior vontade de fazer esse curso :o)
    bjsss

    ResponderExcluir