quinta-feira, 12 de julho de 2012

Frango com grão de bico


Ano passado, no meu aniversário, eu ganhei este livro dos meus tios, de culinária árabe.
 De vez em quando eu pego meus livros só pra olhar, ter ideias ou passar o tempo. Num desses dias vi essa receita super simples de frango com grão de bico.
Fiz num dia e nós gostamos tanto que na semana seguinte teve repeteco!

Claro que eu fiz minhas adaptações, mas eu tentei manter o tempero pra não perder o "sabor de comida árabe" que eu gosto tanto.

Dois peitos de frango cortados grosseiramente em pedaços
Uma xícara de grão de bico
Pimenta síria a gosto
Um pauzinho de canela
 Caldo de galinha (pode ser caseiro ou um cubinho)

Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, tire as cascas dos grãos. Se você, diferente de mim, não achar terapêutico tirar uma por uma, pode colocar os grãos num pano de prato e esfregar até saírem todas as casquinhas.
Coloque os grãos sem casca na panela de pressão com o frango, a pimenta, o caldo de galinha e o pau de canela e cubra com água. Cozinhe por 30 minutos depois que pegar pressão.
O cheiro de comida árabe (leia casa de tia Clarice) que fica pela casa é impagável! Amooo, lembra infância!

Depois é só tirar da panela e servir.

Minhas variações:
Usar sobrecoxa em vez de peito. Usei duas grandes e uma bem pequena. Eu tirei a pele do frango e dei uma grelhada rápida, com pouco óleo, só até dourar por fora,  antes de colocar na panela de pressão.
Ah! e na segunda vez também aumentei o grão de bico de uma xícara para uma e meia.

Num dia servi com arroz integral misturado com tailandês (sobras...rs) e abobrinha refogada e no outro com cuscuz marroquinho temperado só com azeite e sal.
Com arroz e abobrinha refogada. Mais caldo...

Com cuscuz marroquino. Menos caldo!
A quantidade de caldo vai depender de quanta água você colocar na panela de pressão. Veja que na segunda vez eu diminui um pouco pra ficar menos ensopado.
Mas tanto faz a água, fica bom de qualquer jeito. Comidinha boa pro frio!

Um comentário:

  1. Acho que vou jantar ai! rsrsrs Já estou ansiosa por mais receitinhas desse livro que deve ser td de bom!

    ResponderExcluir