terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brigadeiro gourmet II


Esse fim de semana eu comemorei meu aniversário e esse ano me concentrei só nos doces. Comprei sanduíche de metro, queijos, amendoins e castanhas, mami fez maionese e pronto, tudo bem simples!
Já os doces....eu passei a semana toda em função deles. O forte foram os brigadeiros.
Fiz seis tipos diferentes, dois deles eu já passei a receita neste post, que são o de chocolate amargo e chocolate amargo com Frangélico, que é um licor de avelãs muito saboroso e perfumado.
A diferença é que desta vez eu comprei chocolate belga, da marca Callebaut. Eu fui na loja Central do Sabor e comprei os pacotes de 500g de chocolate amargo (53%) e ao leite. Eles vêm em gotas e saiu R$18,00 cada pacote. A outra opção era a barra de 5kg que pra mim seria demais, pelo menos para essa situação, era só uma festinha de família...rs
Comprei também o split que substitui o chocolate granulado. São quadradinhos de chocolate, tão saborosos quanto as gotinhas...rs O pacote de 1kg saiu R$ 40,00.
O chocolate é  mais caro, mas nós estamos falando de chcocolate belga, que é muito mais saboroso e você consegue perceber bem a diferença no doce. Então, eu digo com toda a confiança, que se você quer arrasar com seus brigadeiros, vale o investimento!

Apesar de já ter postado as receitas do de chocolate amargo e do Frangélico eu vou reforçar porque mexi um pouco nas quantidades e na apresentação:

1 lata de leite condensado (Leite Moça)
85g de chocolate ao leite ou amargo em pedaços bem pequenos (uma ótima vantagem das gotinhas é que não precisa picar! rs)
10 a 15g de manteiga

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. 
Bom, o ponto do brigadeiro é um problema... eu queria ter feito um videozinho pra colocar aqui pra vocês, mas como eu tava sozinha em casa, não consegui. Eu sempre sofri bastante e já joguei muito doce fora por ter passado demais e o negócio virou uma pedra... Dessa vez milagrosamente eu acertei todos! Foi uma vitória, eu fiquei bem feliz. 
Vou tentar explicar: a gente sempre ouve o famoso "desgrudar do fundo da panela" e de fato tem que desgrudar fácil do fundo e das laterais, quando você movimenta a panela o doce tem que movimentar todo, em bloco, bem solto. Mas não é logo que desgruda. Você tem que colocar um pouco do brigadeiro na colher que você está mexendo, levantar a colher a uns dois palmos da panela e deixar o doce escorrer. Se ele fizer um castelinho e mantiver por alguns segundos, esse é ponto. Se ele escorrer e misturar rapidamente com o doce que está na panela, precisa mais. Essa técnica eu aprendi no curso do Senac e adorei. Aprendi outras também, em diferentes cursos, mas exigem que você tire a panela do fogo pra fazer o teste e ai nós corremos o risco de queimar nosso doce, portanto não recomendo.
Bom não sei se ficou muito claro, qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar. É claro que eu não sou nenhuma expert no assunto, mas depois de fazer tantas tentativas a gente aprende alguma coisa né!

Dando o ponto é só tirar da panela e deixar esfriar.

No caso do brigadeiro de Frangélico a bebida vai entrar depois do ponto. Deu o ponto você acrescenta 100g de licor e continua mexendo até dar ponto de novo. Agora é só esperar esfriar pra enrolar.

As fotos não ficaram boas por causa da luz e porque eu não tive tempo suficiente pra tirar muitas...Tentei selecionar as melhores...

O brigadeiro de chocolate ao leite eu passei no split ao leite e rendeu 84 unidades (docinho tamanho festa).


O amargo com Frangélico eu passei na farinha de amêndoa e coloquei um pedacinho bem pequeno de avelã no centro. Rendeu 60 docinhos.


Para o amargo puro eu bati no processador um punhado de chocolate amargo e um punhado de split. Ficou com uma carinha de crocante, mas na mordida tava bem macio. A receita rendeu 70 docinhos. 


Eu curti muito a minha experiência com os brigadeiros e eles realmente fizeram sucesso. No próximo post tem mais!

4 comentários:

  1. Oi, Renata,

    Parabéns e muitas felicidades! a mesa ficou linda e os doces devem ter ficado muito saborosos.
    O Callebaut estava com ótimo preço, aqui a gente paga isto por 150g (caroooo!), se não me engano, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, Xará, não lembrava qual o dia do seu niver, depois confirma pra mim o dia certinho, quero anotar na minha agenda para não esquecer mais ;)
    Seus brigadeiros, como sempre, arrancando suspiros rsrs
    Renata, te desejo toda felicidade do mundo, muita saúde, paz, amor e sucesso sempre!
    Um beijo especial pela data!

    ResponderExcluir
  3. Faz alguns dias que procuro uma dica de 'ponto do brigadeiro' como esta (e deu pra entender bem direitinho).
    Muuuuuuuito obrigada!
    Vou testar agora...

    Feliz Natal e um Ano Novo delicioso

    ResponderExcluir
  4. Nossa Arienne, vc não imagina como seu comentário me deixou feliz!
    Feliz Natal pra vc tb e um ano de muiiiiitos brigadeiros rs

    ResponderExcluir