quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Passo a passo do naked cake


Vamos fingir que não faz quase um mês que eu disse que ia fazer um passo a passo ok? A verdade é que eu ando sem paciência e já abri este post umas cem vezes e nada saiu... Maaaas, vamos lá!
Como eu disse no post anterior foi difícil encontrar informações suficientes pra eu me sentir segura e montar um naked cake. Eu diria que foi uma tarefa meio tensa já que é um bolo que precisa ficar perfeito pois não tem cobertura pra disfarçar imperfeições.

O meu bolo foi em tons de rosa. Massa de baunilha e recheio de doce de leite com nozes. Usei uma calda básica (pode ser açúcar, água e um pauzinho de canela: é só ferver até encorpar de leve) para regar o bolo.

1. O primeiro passo é saber de quantos andares vai ser o bolo e assar a quantidade de bolos necessária.
O meu bolo teve três andares. Eu assei 2 bolos redondos numa forma de 25cm, 2 bolos na forma de 20cm e 2 bolos na de 10cm. Fiz isso uns dois dias antes da festa, guardei na geladeira os bolos já nivelados e cortados ao meio em embalagens bem fechadinhas para não ressecar.


2. No dia da festa tirei todos os bolos da geladeira e cortei (bem de leve) as laterais com uma faca de serra pra aparecer a cor do bolo.


3. O primeiro andar do meu bolo foi direto no prato que ia para a mesa. Passei um pouco de doce de leite no prato e coloquei o primeiro disco de bolo. Reguei com um pouco de calda. Tem que ser pouco senão o bolo pode afundar, desfazer, virar uma massaroca... Espalhei uma quantidade de recheio que foi a olho, mas tive o cuidado de não exagerar (tenho essa tendência) para não correr o risco de vazar recheio quando os outro bolos estivessem fazendo peso. Repeti esse processo até completar todos os discos maiores.

4. Com a faca de serra "limpei" a camada de bolo que ficaria aparente.

5. Como esse bolo base vai receber muito peso é preciso dar sustentação. Esse canos da Wilton são próprios para isso e eu encontrei numa loja aqui perto de casa a R$13,90 o pacote com 4. Para esse bolo usei apenas um e meio.
Você afunda o caninho e marca exatamente até onde ele entra no bolo.

 Depois é só cortar com uma faca e devolver o caninho no bolo.

6. Eu usei como base para o segundo andar um prato de bolo de papelão (daqueles prateados mesmo) que eu forrei com papel alumínio e filme plástico.
 Sobre essa base passei doce de leite e repeti o processo bolo/recheio com os discos de 20cm. Coloquei 2 caninhos no meio e o segundo andar ficou pronto.

 7. Para o terceiro andar eu usei um disco de isopor pois o bolo era mais leve e não ia ter perigo de furar.
Repeti o " processo bolo/recheio" (aqui dá pra acompanhar bem pelas fotos) até acabarem os discos.






8. Hora de juntar tudo. Eu transportei meu bolo separado até o local da festa por medo de acontecer um acidente. Mas é só passar doce de leite no lugar que vai  receber o andar de cima pra ficar tipo uma cola e colocar com cuidado.

Aqui vocês podem ver o bolo montado e decorado (esqueci de tirar fotos depois que eu empilhei tudo...). Pode ser decorado com frutas, castanhas, flores... Como a festa era de passarinho e as cores eram rosa, branco e dourado modelei uns ninhos, ovos e passarinhos em pasta americana e cobri as "emendas" entre um andar e outro com nozes picadas tingidas de dourado

 Aqui os tubos da Wilton:


Vou deixar aqui links para dois vídeos que ajudam muito:
Este ensina a fazer um naked cake ou pelo menos a montagem dele. O bolo que ela usa parece super seco, o recheio talvez seja um pouco estranho pro paladar brasileiro mas ajudou muito!

Este segundo é um vídeo da Otavia Somavilla que sugere uma alternativa mais barata e prática aos tubos da Wilton (acho que eu tive sorte de achar tão perto de casa, aqui em São José dos Campos! rs)

Quero agradecer muito minha professora sempre de plantão Paula Cinini e um agradecimento muito especial à Catarina Bitar, super boleira, que sem nem me conhecer respondeu gentilmente uma dúvida que eu deixei no blog dela num momento de desespero.  E claro ao meu super marido que me ajuda com o transporte de bolos e doces andando com o carro a 20 km/h pra que nada saia do lugar ;)

Espero que ajude quem quer muiiiito fazer um naked cake e qualquer dúvida é só perguntar!

17 comentários:

  1. Oi Renata! Que bolo lindo!! Super bacana compartilhar suas experiências e dicas. parabéns pelo post, voltarei aqui quando me aventurar a fazer um desses :o)
    Como foi a viagem?
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ficou demaisssss!!!! Parabenssss!
    Obrigada pelo agradecimento. Acho que compartilhando a gente sempre aprende!
    Sucessoooo! beijooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata! Ficou lindo! Tenho uma encomenda dessa para domingo, mas aqui em Gyn não encontro esses tubos da wilton. Qual loja vc comprou? Talvez eles enviem pra mim! Quais opções existem para substitui-los?
    Obrigada! Beijos
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Obrigada!!!
      Eu comprei em uma loja aqui em São José dos Campos chamada Catavento. Ai vai o link se vc quiser entrar em contato com eles
      http://cataventoart.com.br/

      Cheguei a procurar em algumas lojas que eu costumo comprar coisas em SP mas não encontrei em nenhuma...
      Caso vc não consiga dá uma olhada no link que eu coloquei no post da Otavia. Ela ensina uma alternativa com palitos de churrasco. Boa sorte! manda foto depois ;)
      bjossss

      Excluir
  4. Renata, gostei de suas dicas.
    Estou preocupada na hora de transportar, como cada andar fica com uma altura considerável não sei qual embalagem comprar para fazer isso, vc poderia me ajudar nisso?
    Abraço
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia! Que bom que você gostou!
      Eu sugiro que vc transporte os andares separados em embalagens desse tipo : http://www.widestock.com.br/ecommerce_site/produto_12228_5358_Embalagem-de-Bolo-G-60-Millenium-Alta

      Da uma olhada nesse link pra vc ver a foto da embalagem.

      E sempre com a base de papelão ou algum outro material bem firme embaixo de cada andar, assim na hora que vc for tirar o bolo da embalagem para unir os andares dá pra segurar por baixo sem medo de despencar tudo!
      Ajudei?
      beijos

      Excluir
  5. Oi Renata,vendo o seu blog tirei minhas dúvidas que procurava em outros blogs e sites e não encontrei.Tudo o que eu precisava saber e muito bem explicado eu vi aqui,obrigada,Ah!que marrrravilha de bolo,muito lindo,parabéns.Queria uma sugestão sua quanto a esses cremes prontos,importados p/ usar em recheios do naked:creme de cacau,creme de avelã c/ chocolate,creme de gianduia,doce de castanha portuguesa,poderia usa-los colocando uma colher de sopa apenas em ganaches ou outros?Ana Cristina Campo Grande?MS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, fiquei super feliz com o seu comentário! Que bom que ajudou, a intenção era essa mesmo!
      Quanto aos cremes, sinceramente eu não conheço , só Nutella mesmo rs ... Acho que vale a pena vc testar. Vai colocando uma colher por vez e experimenta pra ver se o sabor te agrada. Só cuidado com a consistência que vai ficar o recheio, não sugiro cremes moles porque vira uma grande aventura tanto pra montar como pra transportar...rs
      Não sei se vc conhece as pastas saborizadas. Eu nunca usei, mas outro dia, num curso, foi feita uma ganache de pistache com essa pasta, eu achei com gosto de nada. Mas existem vários sabores, marcas etc...de repente é uma opção.
      Espero ter ajudado, qquer coisa pode entrar em contato!
      Ah, essas pastas vc pode encontrar no site centraldosabor.com.br ou bondinho.com.br
      Bjossss

      Excluir
  6. Parabéns, tudo muito bem explicado. adorei....

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Estava insegura para fazer um naked com 3 andares.Me ajudou bastante.Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, ficou lindo!!!
    Me ajudou bastante!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ficou lindo!!!
    Adorei as dicas, me ajudou bastante!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada!!Foi muito útil sua publicação.Parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. Ola boa tarde. Adorei as suas dicas. E gostaria de tirar uma duvida. Quanto tempo você acha que dura um bolo deste fora da geladeira, exposto na mesa. Com recheio firme? Obrigada Lidia Sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lidia! OLha, claro que depende do recheio, este era de doce de leite, então eu deixaria tranquilamente um dia inteiro. Agora bolo com frutas ou coco, nem pensar porque azeda muito fácil. Doces com leite condensado, de modo geral, duram muitas horas, eu deixaria também um dia inteiro, a única questão é que começa a cristalizar um pouco (pra retardar o processo coloque creme de leite no brigadeiro).

      Excluir